Projeto concebido originalmente para a área de Ideias do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, Mitos do Teatro Brasileiro é calcado na memória das artes cênicas nacionais.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Texto de Vanessa Goulart postado por Nicette Bruno


Foto de Edu Barroso


Bonita Homenagem

Participei de um evento em Brasília em homenagem à querida Dulcina de Moraes, minha neta Vanessa esteve comigo e escreveu um texto que divido com vocês agora:

O Sol de Dulcina

por Vanessa Goulart

O nosso país não tem memória, ou pelo menos ela anda tão fraca que precisa de uma dose cavalar de fosfosol. Será que o povo brasileiro sabe quem foi Dulcina de Moraes? Se perguntarmos pelas ruas sobre Dulcina garanto que poucos lembrariam da grande atriz, empresária e educadora.
Na última quarta-feira, tive a oportunidade de assistir a estréia de um projeto extremamente importante e oportuno: “Mitos do Teatro Brasileiro”, patrocinado e apresentado pelo Banco do Brasil, por enquanto só apresentado no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. A proposta é trazer ao palco a trajetória de ícones do nosso teatro, na noite inicial a homenageada foi Dulcina de Moraes.
O diferencial é a mescla da linguagem teatral com a informação jornalística. A dramaturgia é assinada pelo jornalista Sergio Maggio e através de breves cenas a plateia conheceu momentos importantes e também curiosidades sobre a carreira de Dulcina.
Como convidadas da noite as atrizes Nicette Bruno e Françoise Fourton abrilhantaram a apresentação participando do talk – show que compõe a característica jornalística do evento. “Ela era um sol”, disse Nicette sobre a homenageada em uma noite repleta de emoção. Como mestres de cerimônia os atores brasilienses Jones Schneider e Luciana Martuchelli, antigos alunos de Dulcina, combinaram leveza e sensibilidade.
Através desta linguagem inovadora a plateia presente pode conhecer ou relembrar o trabalho de uma das grandes damas do nosso teatro. Dulcina abriu mão de sua companhia teatral de grande sucesso e foi construir um sonho, a Faculdade Dulcina de Moraes (Fundação Brasileira de Teatro). Escolheu Brasília como chão, terra de pioneiros como ela e abriu a cortina do grande espetáculo de sua vida. Todos nós sentimos o calor do sol que ela era
Viva Dulcina, viva o teatro brasileiro!
Abraços fraternos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário