Projeto concebido originalmente para a área de Ideias do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, Mitos do Teatro Brasileiro é calcado na memória das artes cênicas nacionais.

domingo, 16 de maio de 2010

Mulher de grandes feitos


A saga de Dulcina de Moraes, salvaguardada na biografia escrita pelo amigo e ator Sérgio Viotti, pode ser contada em atos de uma montagem teatral. Do bebê faceiro à personalidade mais importante do teatro brasileiro do século passado, posto reconhecido publicamente pela dama Fernanda Montenegro,
Dulcina foi mulher de grandes feitos:
a) Tornou-se atriz elogiada mundo afora, em tempos sem a mídia da televisão para propagar a imagem da intérprete.
b) Ergueu repertório de autores contemporâneos na Companhia Dulcina-Odilon, empresa administrada em parceria com o marido, o ator Odilon Azevedo.
c) Lançou as premissas do ensino superior de artes cênicas com a criação da Fundação Brasileira de Teatro.
d) Revolucionou os modos de trabalho, eliminando a figura do ponto (aquele profissional que soprava o texto aos ouvidos dos atores) e estabelecendo a folga semanal às segundas, numa época que se tinha teatro todos os dias.
—Eu nasci no teatro, para o teatro, do teatro, e me sinto felicíssima com isso. O teatro me deu todas as grandes alegrias da vida, todas as emoções… Creio, acima de tudo, na eternidade do teatro. O teatro permanecerá, e nós com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário