Projeto concebido originalmente para a área de Ideias do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília, Mitos do Teatro Brasileiro é calcado na memória das artes cênicas nacionais.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Teatro vivo




“Eu achava que Cacilda Becker era um teatro”, respondeu um jovem no Twitter, enquanto era feita a divulgação do módulo do Mitos do Teatro Brasileiro, que se renderia em homenagens à maior atriz do teatro moderno — primeira dama do Teatro Brasileiro de Comédia e ícone da luta pela democratização do país nos anos 1960.

A observação do jovem internauta é a constatação da urgência de projetos como o Mitos do Teatro Brasileiro, cujo mérito cultural é alicerçado na memória nacional daqueles que ergueram as artes cênicas nacionais no país. Ao longo de seis módulos, que reverenciaram a trajetória de Dulcina de Moraes, Dercy Gonçalves, Procópio Ferreira, Nelson Rodrigues, Cacilda Becker e Chico Anysio, o Centro Cultural Banco do Brasil fomentou a construção de conhecimento para plateia sedenta e qualificada, que compareceu massivamente, lotando algumas sessões (como a de Nelson Rodrigues e de Chico Anysio).

Com cenas inéditas criadas para o projeto misturadas a depoimentos de convidados e material audiovisual, o formato cênico deu uma dinâmica potente ao projeto, que chegou ser classificado pela mídia como “teatro-documentário”. Ao fim de seis módulos, o CCBB e o projeto Mitos do Teatro Brasileiro cumpriram a missão de repor à sociedade brasileira a importância do teatro e de seus construtores para a formação cultural do país. “Pela primeira vez, eu vejo, aqui neste palco, a justiça sendo feito à memória de Dulcina de Moraes e de tantos outros que deram a vida pela arte teatral”, anunciou Nicette Bruno, que abriu o projeto.

Evoé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário