Nascida em 3 de fevereiro de 1908, em seio de família que carregava no gene 250 anos de tablado e sete gerações consecutivas de atrizes, a menina estava predestinada aos palcos. O casal Átila e Conchita de Moraes, intérpretes respeitados, viajava em turnê pelo interior do Rio de Janeiro, quando as dores de parto irromperam o trabalho no palco.
Em Valença, vinha ao mundo Dulcina, com o nome que homenageava a avó, também atriz. Com um mês de vida, ela já estava em cena no papel de uma boneca. A mãe enfeitou o berço com fitas coloridas, guizos e bolinhas. No auge da dramaticidade, com a briga dos protagonistas no palco, o bebê mexeu as pernas, os braços e soltou choro fraco. A platéia, que pensava em se tratar de um bibelô inanimado, desconfiou e dobrou-se de rir.
— Foi a primeira vez e única que, na minha carreira, não agi como profissional. Talvez seja por isso que eu seja uma das atrizes mais disciplinadas do teatro brasileiro.
Em Valença, vinha ao mundo Dulcina, com o nome que homenageava a avó, também atriz. Com um mês de vida, ela já estava em cena no papel de uma boneca. A mãe enfeitou o berço com fitas coloridas, guizos e bolinhas. No auge da dramaticidade, com a briga dos protagonistas no palco, o bebê mexeu as pernas, os braços e soltou choro fraco. A platéia, que pensava em se tratar de um bibelô inanimado, desconfiou e dobrou-se de rir.
— Foi a primeira vez e única que, na minha carreira, não agi como profissional. Talvez seja por isso que eu seja uma das atrizes mais disciplinadas do teatro brasileiro.
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